play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Texto
  • keyboard_arrow_right Lugares
  • keyboard_arrow_right Curiosas ilhas que você, talvez, não conhece

Texto

Curiosas ilhas que você, talvez, não conhece

Christian Gurtner 17/04/2012


Background
share close

Em qualquer website ou revista de viagens você encontra informações sobre diversas ilhas paradisíacas com resorts, gente rica e bonita (ou não) e muitos guias turísticos.

O que você pode não saber é que existem várias outras ilhas que, apesar de habitadas, estão completamente fora das rotas turísticas (ou das mais divulgadas). Isso porque não possuem infraestrutura ou, até mesmo, porque são relativamente inacessíveis.

É óbvio que existem milhares e milhares de ilhas por esses mares, mas nem todas são habitadas. Vamos, então, conhecer três curiosas ilhas habitadas que podem passar a fazer parte de suas viagens “turisticamente incorretas”.

Ascension Island

Descoberta pelos portugueses no início do século XVI, a ilha, posteriormente, passou a ser controlada pelos britânicos. Por muitos anos foi utilizada como base militar e, hoje, apesar de ser uma região civil, ainda possui uma base das forças armadas britânicas.

A Ascension Island se encontra no meio do nada, completamente isolada de qualquer outra ilha ou continente. Está localizada entre a África e América do Sul. O idioma oficial é o inglês e a minúscula ilha de 88 km², possui somente 880 habitantes. É como se fosse uma pequenina vila inglesa que saiu boiando pelo mar.

Apesar de distante, isolada e minúscula, a ilha possui um aeroporto que nos permite chegar até lá de avião, bastando utilizar os serviços da única agência de turismo da província.

Site oficial do governo da ilha: http://www.ascension-island.gov.ac/ Coordenadas: -7.942923, -14.365591 (Mapa)


Pitcairn Island

Em 1789, um grande motim aconteceu no navio HMS Bounty. Os rebelados colocaram o capitão William Bligh e seus oficiais simpatizantes num pequeno bote e fugiram com o navio.

O capitão Bligh, em uma épica aventura, conseguiu viajar no pequeno bote até se salvar no Timor, de onde voltou para a Inglaterra. Já os rebeldes, navegaram até a um grupo de quatro pequenas ilhas no meio do Pacífico e ali se assentaram.

Hoje, das quatro ilhas, somente a Pitcairn é habitada. Lá fica a Adams Town, a menor capital do mundo. A maioria dos moradores são descendentes dos marinheiros rebelados, totalizando um impressionante número de 48 habitantes.

Considerada território britânico, a Pitcairn é extremamente pequena e, provavelmente, é um excelente local para se ter paz. O único lugar que vende alimentos e outros ítens só abre três vezes por semana (e funciona por, aproximadamente, uma hora).

Quando atingem os 14 anos, as crianças partem para a Nova Zelândia para continuar os estudos (raramente voltam para a ilha), pois em Adams Town só existe um jardim de infância e uma escola primária

Não há restaurantes nem hotéis na ilha. Turistas que passam por ali só ficam por uma noite, hospedados nas casas dos habitantes (se você pretende ficar por mais tempo que isso, deve pedir permissão, com antecedência, e assegurar que terá como voltar de lá, senão poderá ficar – literalmente – ilhado(a) por semanas e, talvez, meses.

Em Adams Town não existe aeroporto e o único acesso é por navio (ou então vá de bote, pois, se o capitão Bligh conseguiu fazer sua enorme viagem assim, você também consegue)

Apesar do pequeno tamanho e do reduzido número de habitantes, a ilha possui TV, Internet e telefone (dizem ser caríssimo).

Webiste oficial: http://pitcairn.pn/ Coordenadas: -25.070297, -130.106944 (Mapa)


South Georgia

Se o seu objetivo é pegar uma praia, essa ilha é sua última escolha. A South Georgia fica no sul do atlântico (perto da Artárdida) e a temperatura mais alta se tem no verão: 8ºC.

Ao contrário das duas outras ilhas já citadas, South Georgia é relativamente grande e o turismo ali é mais abundante. Foi um dos palcos da incrível viagem de Shackleton (ele se encontra enterrado lá, inclusive).

Os atuais habitantes da ilha não são nativos, e sim funcionários do governo britânico, cientistas e equipes de suporte. Apesar disso, a ilha é visitada por turistas devido a sua fria beleza e biodiversidade.

Site oficial: http://www.gov.gs/ Coordenadas: -54.311150, -36.698280 (Mapa)

0 0 vote
O que achou?

Tagged as: , .

Publicação anterior

Participe da Discussão

Inscrever
Notificar por
guest
0 Comentários
Feedbacks no texto
Ver todos os comentários